O circuito hidráulico da imagem abaixo mostra três válvulas. Vamos juntos analisar, discutir e responder? Vamos LÁ!
Vamos Lá! Marque a alternativa correta. Em hidráulica qual é a classificação destas válvulas conforme norma ISO1219?
( ) Controle de Pressão
( ) By-pass
( ) Controle de Fluxo
( ) Retenção
( ) Controle Direcional
Vamos Lá! Coloque os seus comentários e vamos discutir juntos qual a opção correta.
Fórum de Debate Técnico Comentado
A pergunta se refere a classificação em hidráulica das válvulas 1, 2 e 3.
Desta forma, dentre as opções existentes, RETENÇÃO e BY-PASS não são classificações de válvulas.
Retenção e by-pass são funções das válvulas no croqui de projeto e não classificação.
Assim, as opções RETENÇÃO & BY-PASS serão eliminadas por não serem classificações de válvulas e sim funções.
( ) Controle de Pressão
( ) By-pass ELIMINADA
( ) Controle de Fluxo
( ) Retenção ELIMINADA
( ) Controle Direcional
Retenção e by-pass são funções das válvulas no croqui de projeto e não classificação.
Isso significa que o designer de projetos de sistemas hidráulicos instalou as válvulas 1, 2 e 3 para funções específicas.
Um mais a frente nós iremos compreender quais foram essas necessidades e objetivos.
Vamos seguir com o nosso Fórum de Debate Técnico Comentado.
Válvulas podem ser classificadas como controladores de pressão, outras como controladoras de fluxo e outras controladoras direcionais. Temos também as redutoras, e em alguns casos, teremos válvulas que poderão possuir mais de uma classificação.
Agora, para descobrirmos qual destas 3 classificações é a resposta correta, vamos analisar cada uma das 3 válvulas presentes no croqui de diagrama hidráulico da imagem abaixo e analisaremos o objetivo pelo qual o designer de hidráulica instalou cada uma destas válvulas no croqui de diagrama proposto nesta análise:
A válvula número 1 atua como uma válvula de retenção impedindo que o fluido escoa da bomba para o tanque hidráulico quando o motor elétrico for desligado.
Ou seja, a função da válvula número 1 no diagrama é retenção.
Ao desligar o motor elétrico o fluido desceria para o tanque e ao voltar a ligar o motor elétrico ocorreria a “partida a seco”, pois, a bomba iria ser girada sem a presença de óleo em seu interior.
( ) Controle de Pressão
( ) By-pass ELIMINADA
( ) Controle de Fluxo
( ) Retenção ELIMINADA – Função da válvula número 1 = Retenção
( ) Controle Direcional
Fórum de Debate Técnico Comentado
A válvula número 2 atua como by-pass gerando um caminho alternativo para o fluxo do fluido quando a pressão de saturamento do filtro for atingida.
Observe que by-pass é uma função da válvula número 2 no diagrama.
Ocorrendo o saturamento do filtro o fluido irá passar pelo elemento com muita resistência.
A pressão antes do filtro irá aumentar e vencerá a resistência da mola da check valve número 2 permitindo a passagem alternativa para o fluxo do fluido hidráulico.
( ) Controle de Pressão
( ) By-pass ELIMINADA – Função da válvula número 2 = By-pass
( ) Controle de Fluxo
( ) Retenção ELIMINADA – Função da válvula número 1 = Retenção
( ) Controle Direcional
Analisando a válvula número 3, podemos concluir que ela atua com a função de liberar todo o fluxo volumétrico da bomba para o reservatório ao mesmo tempo que mantem uma resistência no sistema gerada pela tensão da sua mola.
Podemos afirmar que se essa válvula não abrir a pressão no sistema se elevará até que um ponto mais frágil do circuito se rompa.
É possível observar que as 3 válvulas possuem a mesma simbologia conforme norma ISO 1219.
Todas as 3 válvulas possuem 2 vias, sendo as vias IN e OUT, ou seja, entrada e saída.
A válvula número 1 permite o fluido passar por IN e seguir por OUT, porém, bloqueia o fluxo ao reverso de OUT para IN, não permitindo que o fluido escoa de OUT para IN.
A válvula número 2 permite o fluido seguir por um caminho alternativo realizando um by-pass no filtro hidráulico, permitindo o fluido seguir de IN para OUT, porém, impedindo fluxo de OUT para IN.
A válvula número 3 permite o fluido seguir de IN para OUT e se conduzir para o tanque hidráulico.
Desta forma, temos 2 vias IN e OUT presentes nas 3 válvulas. Também, podemos concluir que o fluxo sempre acontece de IN para OUT e nunca de OUT para IN. Sendo que, essas 3 válvulas possuem uma única posição de IN para OUT em seu funcionamento.
Podemos afirmar que são VÁLVULAS CLASSIFICADAS COMO CONTROLE DIRECIONAL 2/1 Vias
Fórum de Debate Técnico Comentado
Também podemos concluir que tecnicamente existe um controle da pressão de saturamento do elemento filtrante do conjunto filtro de óleo.
Porém, ao analisarmos a simbologia da válvula em conformidade com a norma ISO 1219 é possível se concluir se tratar de uma válvula classificada como controle direcional de 2/1 vias, sendo aplicada pelo designer para proporcionar um caminho alternativo, bem como, para customizar o projeto.
Essa customização do projeto realizada pelo designer ocorre tecnicamente limitando a pressão máxima gerada pelo saturamento do filtro com a aplicação de uma check valve bem mais barata que uma válvula de controle de pressão.
A válvula 3 é uma controle direcional 2/1 vias, ou seja, uma única posição de IN para OUT e duas Vias IN e OUT, aplicada pelo designer deste croqui de diagrama hidráulico na função unloader valve (válvula de descarga).
Neste caso, o designer aplicou uma válvula de controle direcional para atuar na função de válvula de descarga (unloader valve).
A unloader valve é classificada na hidráulica como uma válvula de controle de pressão.
Mais uma vez se evidência, a aplicação de solução de customização de projeto aplicada pelo designer.
A check valve é classificada na hidráulica como controle direcional e no caso deste diagrama hidráulico, o designer aplicou uma check valve para atuar como uma unloader valve que possui maior custo.
A Classificação da Válvula número 3 também é controle direcional, porém, sendo aplicada como uma controle de pressão.
Desta forma, podemos observar que em alguns casos, uma controle direcional pode ser aplicada como uma controle de pressão quando o designer aplica técnicas de customização final de projeto.
Porém, no diagrama a simbologia que deverá ser representada pelo designer é a simbologia real da válvula fisicamente, sem considerar a função ou o objetivo de sua instalação no diagrama ou parte do circuito.
Esse é um exemplo, pois, a simbologia da válvula 3 é de controle direcional, bem como, a simbologia das válvulas 2 e 1 também é de controle direcional conforme norma ISO 1219.
Fórum de Debate Técnico Comentado
# As 3 válvulas são Classificadas como Controle Direcionais;
#A Válvula 2 limita a máxima pressão durante saturamento do filtro, atuando como controle de pressão, porém, sendo classificada como controle direcional – O designer aplicou técnica de customização;
#A Válvula 3 limita a máxima pressão permitida para o sistema hidráulico, atuando como controle de pressão, porém, sendo classificada como controle direcional – O designer mais uma vez aplicou técnica de customização;
#Na técnica de customização da Válvula 3 utilizando uma check valve controle direcional para atuar na função Unloader Valve (válvula de descarga) controle de pressão, o designer aplicou técnica aguerrida de customização.
Pois, além da check valve atuar no controle da máxima pressão, o designer teve que se preocupar com a máxima vazão da bomba hidráulica.
Desta forma, quando a válvula 3 se abre ela deve ter a capacidade volumétrica de permitir que a máxima volumetria gerada pela bomba passe em seu interior atuando como uma válvula de descarga (Unloader Valve) e não como uma válvula de alívio (Relief valve);
( x) Controle Direcional – Resposta Correta