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Sergio Lima

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Sergio Lima
08 de jan. de 2025
In Perguntas e respostas
A imagem abaixo mostra  a simbologia de uma DCV Directional Control Valve. Vamos juntos responder o desafio a seguir? Desafio - Fórum de Debate Técnico Comentado 2. Marque a alternativa correta. A válvula DCV centro Tandem em posição centrada, ou seja, na posição de centro possui a seguinte lógica?  ( ) Vias P, T, A e B bloqueadas  ( ) Vias P, T, A e B se comunicam ( ) Vias P e T bloqueadas e vias A e B se comunicam ( ) Vias P e T se comunicam e vias A e B bloqueadas ( ) Vias P bloqueada e vias A, B e T se comunicam Baseado nos estudos anteriores e na análise referente as opções abaixo, podemos concluir que: #DCV Centro Tandem desta análise possui 4 vias; Bem, inicialmente nós podemos concluir que a válvula de controle direcional (DCV) a ser analisada nesta questão se trata de uma DCV que possui 4 vias. Isso é possível ser concluído, pois, todas as opções possíveis nesta questão possuem 4 vias, sendo elas: P, T, A e B. #A lógica entre essas vias na comutação centrada é: P se comunicando com T e as vias A e B estarão bloqueadas; ( ) Vias P, T, A e B bloqueadas  ( ) Vias P, T, A e B se comunicam ( ) Vias P e T bloqueadas e vias A e B se comunicam ( x ) Vias P e T se comunicam e vias A e B bloqueadas – Resposta correta ( ) Vias P bloqueada e vias A, B e T se comunicam Analisando somente a posição centrada da válvula, ou seja, analisando somente o quadrado do centro, é possível observar que a lógica da válvula é via P se comunica com a via T, porém, a via A e a via B, ou pórtico A e pórtico B estão fechados na posição centrada da válvula. Toda vez que uma válvula de controle direcional em posição centrada possuir o seu centro tandem, obrigatoriamente para ser tandem P e T terão que se comunicar, A e B terão que está  fechados no centro da válvula. Se não se comportar com essa lógica no centro da válvula, não será uma válvula centro tandem. Desta forma, no centro tandem P se comunica com o pórtico T e os pórticos A e B estão fechados na posição centrada da válvula. Quando isso acontece esse é o projeto de uma válvula de controle direcional centro tandem  DCV – Directional Control Valve Tandem Center.
Desafio - A lógica de uma DCV centro Tandem content media
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Sergio Lima
06 de jan. de 2025
In Perguntas e respostas
O circuito hidráulico da imagem abaixo mostra  três válvulas. Vamos juntos analisar, discutir e responder? Vamos LÁ! Vamos Lá! Marque a alternativa correta. Em hidráulica qual é a classificação destas válvulas conforme norma ISO1219? ( ) Controle de Pressão   ( ) By-pass ( ) Controle de Fluxo ( ) Retenção ( ) Controle Direcional Vamos Lá! Coloque os seus comentários e vamos discutir juntos qual a opção correta. Fórum de Debate Técnico Comentado A pergunta se refere a classificação em hidráulica das válvulas 1, 2 e 3. Desta forma, dentre as opções existentes, RETENÇÃO e BY-PASS não são classificações de válvulas. Retenção e by-pass são funções das válvulas no croqui de projeto e não classificação. Assim, as opções RETENÇÃO & BY-PASS serão eliminadas por não serem classificações de válvulas e sim funções. ( ) Controle de Pressão   ( ) By-pass ELIMINADA ( ) Controle de Fluxo ( ) Retenção ELIMINADA ( ) Controle Direcional Retenção e by-pass são funções das válvulas no croqui de projeto e não classificação. Isso significa que o designer de projetos de sistemas hidráulicos instalou as válvulas 1, 2 e 3 para funções específicas. Um mais a frente nós iremos compreender quais foram essas necessidades e objetivos. Vamos seguir com o nosso Fórum de Debate Técnico Comentado. Válvulas podem ser classificadas como controladores de pressão, outras como controladoras de fluxo e outras controladoras direcionais. Temos também as redutoras, e em alguns casos, teremos válvulas que poderão possuir mais de uma classificação. Agora, para descobrirmos qual destas 3 classificações é a resposta correta, vamos analisar cada uma das 3 válvulas presentes no croqui de diagrama hidráulico da imagem abaixo e analisaremos o objetivo pelo qual o designer de hidráulica instalou cada uma destas válvulas no croqui de diagrama proposto nesta análise: A válvula número 1 atua como uma válvula de retenção impedindo que o fluido escoa da bomba para o tanque hidráulico quando o motor elétrico for desligado. Ou seja, a função da válvula número 1 no diagrama é retenção.  Ao desligar o motor elétrico o fluido desceria para o tanque e ao voltar a ligar o motor elétrico ocorreria a “partida a seco”, pois, a bomba iria ser girada sem a presença de óleo em seu interior. ( ) Controle de Pressão   ( ) By-pass ELIMINADA ( ) Controle de Fluxo ( ) Retenção ELIMINADA – Função da válvula número 1 = Retenção ( ) Controle Direcional Fórum de Debate Técnico Comentado A válvula número 2 atua como by-pass gerando um caminho alternativo para o fluxo do fluido quando a pressão de saturamento do filtro for atingida. Observe que by-pass é uma função da válvula número 2 no diagrama.  Ocorrendo o saturamento do filtro o fluido irá passar pelo elemento com muita resistência. A pressão antes do filtro irá aumentar e vencerá a resistência da mola da check valve número 2 permitindo a passagem alternativa para o fluxo do fluido hidráulico. ( ) Controle de Pressão   ( ) By-pass ELIMINADA – Função da válvula número 2 = By-pass ( ) Controle de Fluxo ( ) Retenção ELIMINADA – Função da válvula número 1 = Retenção ( ) Controle Direcional Analisando a válvula número 3, podemos concluir que ela atua com a função de liberar todo o fluxo volumétrico da bomba para o reservatório ao mesmo tempo que mantem uma resistência no sistema gerada pela tensão da sua mola. Podemos afirmar que se essa válvula não abrir a pressão no sistema se elevará até que um ponto mais frágil do circuito se rompa. É possível observar que as 3 válvulas possuem a mesma simbologia conforme norma ISO 1219. Todas as 3 válvulas possuem 2 vias, sendo as vias IN e OUT, ou seja, entrada e saída. A válvula número 1 permite o fluido passar por IN e seguir por OUT, porém, bloqueia o fluxo ao reverso de OUT para IN, não permitindo que o fluido escoa de OUT para IN. A válvula número 2 permite o fluido seguir por um caminho alternativo realizando um by-pass no filtro hidráulico, permitindo o fluido seguir de IN para OUT, porém, impedindo fluxo de OUT para IN. A válvula número 3 permite o fluido seguir de IN para OUT e se conduzir para o tanque hidráulico. Desta forma, temos 2 vias IN e OUT presentes nas 3 válvulas. Também, podemos concluir que o fluxo sempre acontece de IN para OUT e nunca de OUT para IN. Sendo que, essas 3 válvulas possuem uma única posição de IN para OUT em seu funcionamento. Podemos afirmar que são VÁLVULAS CLASSIFICADAS COMO CONTROLE DIRECIONAL 2/1 Vias Fórum de Debate Técnico Comentado Também podemos concluir que tecnicamente existe um controle da pressão de saturamento do elemento filtrante do conjunto filtro de óleo. Porém, ao analisarmos a simbologia da válvula em conformidade com a norma ISO 1219 é possível se concluir se tratar de uma válvula classificada como controle direcional de 2/1 vias, sendo aplicada pelo designer para proporcionar um caminho alternativo, bem como, para customizar o projeto. Essa customização do projeto realizada pelo designer ocorre tecnicamente limitando a pressão máxima gerada pelo saturamento do filtro com a aplicação de uma check valve bem mais barata que uma válvula de controle de pressão. A válvula 3 é uma controle direcional 2/1 vias, ou seja, uma única posição de IN para OUT e duas Vias IN e OUT, aplicada pelo designer deste croqui de diagrama hidráulico na função unloader valve (válvula de descarga). Neste caso, o designer aplicou uma válvula de controle direcional para atuar na função de válvula de descarga (unloader valve). A unloader valve é classificada na hidráulica como uma válvula de controle de pressão. Mais uma vez se evidência, a aplicação de solução de customização de projeto aplicada pelo designer.  A check valve é classificada na hidráulica como controle direcional e no caso deste diagrama hidráulico, o designer aplicou uma check valve para atuar como uma unloader valve que possui maior custo. A Classificação da Válvula número 3 também é controle direcional, porém, sendo aplicada como uma controle de pressão. Desta forma, podemos observar que em alguns casos, uma controle direcional pode ser aplicada como uma controle de pressão quando o designer aplica técnicas de customização final de projeto. Porém, no diagrama a simbologia que deverá ser representada pelo designer é a simbologia real da válvula fisicamente, sem considerar a função ou o objetivo de sua instalação no diagrama ou parte do circuito. Esse é um exemplo, pois, a simbologia da válvula 3 é de controle direcional, bem como, a simbologia das válvulas 2 e 1 também é de controle direcional conforme norma ISO 1219. Fórum de Debate Técnico Comentado # As 3 válvulas são Classificadas como Controle Direcionais; #A Válvula 2 limita a máxima pressão durante saturamento do filtro, atuando como controle de pressão, porém, sendo classificada como controle direcional – O designer aplicou técnica de customização; #A Válvula 3 limita a máxima pressão permitida para o sistema hidráulico, atuando como controle de pressão, porém, sendo classificada como controle direcional – O designer mais uma vez aplicou técnica de customização;  #Na técnica de customização da Válvula 3 utilizando uma check valve controle direcional para atuar na função Unloader Valve (válvula de descarga) controle de pressão, o designer aplicou técnica aguerrida de customização. Pois, além da check valve atuar no controle da máxima pressão, o designer teve que se preocupar com a máxima vazão da bomba hidráulica. Desta forma, quando a válvula 3 se abre ela deve ter a capacidade volumétrica de permitir que a máxima volumetria gerada pela bomba passe em seu interior atuando como uma válvula de descarga (Unloader Valve) e não como uma válvula de alívio (Relief valve); ( x) Controle Direcional – Resposta Correta
Análise técnica - Aplicações de válvulas check content media
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